 |
| Escudos do Internacional através da história |
4 de Abril de 1909, nascia em Porto Alegre um clube que entraria para a história do futebol mundial. Com a alcunha de Clube do Povo, foi concebido para abrigar todos desportistas que eram adeptos da prática de um incipiente esporte, que aos poucos conquistava cada vez mais seguidores, o futebol. Considerado um esporte nobre e elitista, era praticado apenas pela burguesia da época, descendentes de alemães e italianos que não aceitavam pessoas de outras etnias em seus clubes. O Porto Alegrense, um grêmio de futebol onde seus fundadores não aceitavam os que desejavam jogar bola e não eram nobres como eles se intitulavam, foi implacável com os forasteiros que o procuravam para se associar. Com severas cláusulas em seu estatuto, raramente incluía quem não possuía em seu nome alguma descendência germânica ou italiana e ainda era contrário a entrada em seu quadro social de pessoas advindas de outros estados. Assim sendo, dois niteroienses vindos de São Paulo, depois de serem escorraçados na agremiação já existente na cidade, decidiram fundar um clube para abrigar todos que gostariam de praticar futebol e não tinham onde.
Surgia assim o Sport Club Internacional, nas cores vermelho e branco, em homenagem ao bloco de carnaval dos fundadores, os venezianos. Mais de 40 pessoas, entre estudantes e comerciantes, trabalhadores e profissionais liberais, votaram e escolheram um nome que significaria a inclusão de todos que não tinham vez em outros clubes.
 |
| Henrique Poppe, fundador do Inter |
Em toda sua história o Inter sempre foi pioneiro em inclusão e sendo assim se tornou o mais popular do estado, mesmo sendo o último a surgir em Porto Alegre. Pessoas menos privilegiadas aderiram logo ao clube do povo, onde podiam acompanhar o já famoso futebol, antes só apreciado pelas elites.
Nos dias de hoje, onde essa segregação social não se aplica mais, são poucos que lembram da história ou procuram saber como era difícil para os mais pobres assistirem a um jogo de futebol, mas com o Colorado isso foi possível, fazendo que o clube tivesse grande apelo nos locais menos favorecidos, como morros, vilas e favelões da cidade. Esse fato enche de orgulho qualquer torcedor vermelho que tem como ideologia a inclusão social.
Parabéns Internacional, o Clube do Povo do Rio Grande do Sul!
Nenhum comentário:
Postar um comentário